Como criar um curriculum

O curriculum é um documento que agrupa informações pessoais, acadêmicas e profissionais e tem por objetivo apresentar um indivíduo á uma organização. Ele deve ser bem estruturado, objetivo e interessante o suficiente para que ele seja selecionado para uma futura vaga. O curriculum não é o único, mas o primeiro e talvez, por este motivo, a principal porta de entrada de um profissional á uma empresa.


O curriculum deve começar com o seu nome, e conter informações básicas como idade, estado civil e nacionalidade logo abaixo. Endereço, telefones e e-mails, vem logo na sequência. É sempre interessante colocar no seu currículo sua área de interesse, objetivos e perfil profissional, sempre prezando pela objetividade, curriculuns de 3, 4 páginas não são bem vistos.

Se a sua formação for mais relevante do que suas experiências, elas devem vir primeiro no seu curriculum, por exemplo, se você tem MBA em Marketing, e não tem experiência na área, sua formação vem primeiro. Se ao contrário, você tem muita experiência, mas somente segundo grau, ou superior incompleto, a ordem se inverte.

Cuidado ao colocar cursos e participações em eventos, se você tiver muitos, opte por 3 ou 4, no máximo, sempre os mais relevantes. E se você interrompeu uma faculdade, não há necessidade de colocá-la em seu curriculum, isso soa mal para as empresas e você pode ser prejudicado.

Nas experiências profissionais, coloque somente o que você fez de relevante na empresa na qual trabalha ou trabalhou, e troque expressões como servir café, por serviços de copa e resuma suas atividades mais rotineiras como arquivamento de documentos, envio de faxes e e-mails por serviços administrativos em geral. Dê preferência por informar suas realizações, e quais ideias foram usadas na empresa e quais resultados geraram. Coloque apenas as 3 últimas empresas nas quais trabalhou, e não há necessidade de informar o motivo da saída, apenas a data de admissão/demissão ou somente o tempo de permanência.

Se suas experiências forem vastas e você tiver interesse por várias áreas, opte por fazer vários curriculuns, cada um evidenciando uma área de interesse, assim, você tem mais chances de obter o emprego dos seus sonhos, pois a empresa não receberá um curriculum cheio de experiências, mas com habilidades ou competências específicas, e é isso que as organizações buscam, profissionais cada vez mais especialistas e não generalistas.

Não coloque como experiência 'síndico do condomínio' 'líder de bairro' ou 'voluntário na igreja', essas não são consideradas experiências relevantes e não farão diferença na sua contratação e seu curriculum pode até ser descartado por causa disso. Também não é necessário colocar religião, signo ou opção sexual. Se você não tiver nenhuma experiência profissional, evidencie que você está em busca do primeiro emprego.

Acredite! Grande parte dos curriculuns são descartados por falta de informações básicas, como idade, dados para contato, ou excesso de informações desnecessárias. Seja focado e objetivo e não minta!

Se você tiver qualquer dúvida na hora de criar seu curriculum, envie seus dados para gabriellaper2007@hotmail.com que eu terei o maior prazer em enviar um curriculum profissional, para você!
 

Seguidores

Tecnologia do Blogger.